terça-feira, 6 de julho de 2010

Esta COPA...!!!


Belas, poucas e ingênuas imagens. Pouco se deixou ver do povo e da cultura da África. Vejo quase todos os dias a velha vuvuzela, como sinônimo da alegria e da satisfação do povo africano.
O povo africano ainda aprenderá muito sobre si, a partir da auto-avaliação do evento. Quase não vimos à integração entre os povos como em competições passadas. Vuvuzela seria sinônimo de integração? Mostrar a face da África do Sul como um país promissor aos investimentos seria o principal objetivo da Copa? Ou seria melhor mostrar os problemas, comentar a história que não é muito distante do território sul-africano?
Pouco se viu sobre a verdade africana. A África do Sul é bela pela sua própria natureza, assim como o Brasil. Tanto natureza, povo e história deveriam ser mais ofuscados e lembrados de forma a considerar os bens naturais e o desejo de transformar o povo da áfrica mais unido ao restante dos países desenvolvidos.
Vimos às proezas da arquitetura e da engenharia nos estádios e nos hotéis de luxo, ofertando o que a África tem de melhor, que seria sempre a aventura, a caça e o status de se ter a noção de estar acima dos humanos que lá vivem.
Até a cobertura televisiva é pobre e sem sentimentalismos mil quando em competições passadas. A própria participação dos jogadores, ditos craques, foi decepcionante e alguns vezes satisfatória.
No mais, sendo a primeira competição mundial no continente africano, a mídia foi discreta, pouco mostrando de realidade, da emoção e da fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Es la hora

Arquivo do ontem